Dengue no Brasil


Água sanitária é eficaz no combate ao mosquito da dengue

Uso de hipoclorito de sódio a 2,5% (derivado do cloro, conhecido popularmente como água sanitária) é 100% eficiente na eliminação de larvas do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. A conclusão é de um estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).
Dirigido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), o estudo mostra que a solução de hipoclorito de sódio e água quando aplicada nos focos de criação do mosquito na proporção de 2ml para cada litro de água, é capaz de se manter ativa por 20 dias. Isso é possível devido ao alto poder residual do cloro que mantém a desinfecção da água durante esse período.

Segundo o médico toxicologista Flávio Zambrone, o estudo é muito claro e oferece segurança para afirmação do resultado.  Contudo, o doutor atenta que a utilização de água sanitária não pode ser de uso comum pela população. “A sociedade precisa entender que não é uma solução mágica. Tem que ser feita a limpeza habitual”, afirma o ex-Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas. 
Para Zambrone, a falta de conhecimento das formas de se evitar o Aedes Aegypti é um dos motivos para a disseminação da doença. “As pessoas utilizam vários métodos para o combate a larva de dengue e quase todos são ineficientes. É preciso estar atento às campanhas de prevenção e, persistindo a dúvida, o conselho é procurar um posto de saúde mais próximo”, argumenta. 
Números Em Pernambuco, houve uma redução de 42,57% em relação aos casos notificados ao mesmo período no ano de 2010, segundo dados da Secretária de Saúde do estado. Os dez municípios que mais registraram número de ocorrências da dengue foram: Fernando de Noronha, Lagoa do Carro, Moreno, Carnaíba, Cumaru, Altinho, Salgueiro, Verdejante, Recife e Vitória de Santo Antão.
Números sobre a dengue em Pernambuco em 2011:
Número de casos notificados: 31.480
Número de casos confirmados: 27.723 
Municípios com casos registrados: 180
Mortes por dengue: 20
*Fonte: Secretária Estadual de Saúde
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.


No Rio, Dengue já matou 113 neste ano; capital tem mais casos

A dengue já matou 113 pessoas no Estado do Rio de Janeiro neste ano, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira. Os dados foram atualizados na 30ª semana epidemiológica de 2011, referência ao período de 2 de janeiro a 30 de julho. Dentre as vítimas fatais, 40 foram registradas na capital fluminense. O casos suspeitos chegaram a 154.669, com auge em abril e decrescendo desde então.
Em janeiro, foram notificados 5.637 casos; em fevereiro, 17.257; em março, 32.232; em abril, 52.262; em maio, 36.088; em junho, 9.348; e em julho, 1.845.
São 26 municípios com registros de óbitos: Nova Iguaçu (8), Duque de Caxias (9), Magé (3), Cabo Frio (1), São Gonçalo (10), Maricá (2), Mesquita (3), Rio de Janeiro (40), São João do Meriti (5), São José do Vale do Rio Preto (1), Bom Jesus de Itabapoana (1), Itaocara (2), Itaperuna (1), Rio das Ostras (3), Barra Mansa (3), Belford Roxo (2), Campos dos Goytacazes (3), Angra dos Reis (4), Japeri (1), Paraíba do Sul (1), Itaboraí (1), São Pedro da Aldeia (1), Valença (2), Casemiro de Abreu (1), Pinheiral (1) e Volta Redonda (4).

Fonte: Terra