sexta-feira, 12 de abril de 2013


Dengue já lota hospitais particulares do Rio

Pacientes chegam a esperar horas por atendimento na capital

12/04/2013 - 09:40 - Brasil
O crescimento do número de casos de dengue está sobrecarregando os hospitais particulares da cidade. Até a última contagem oficial, divulgada segunda-feira, a capital já contabilizava 23.735 notificações. Na Zona Sul, foram registrados 524 casos em janeiro, 1.185 em fevereiro e 1.401 em março, totalizando 3.110. Pacientes têm aguardado horas na fila para confirmar o diagnóstico nos principais hospitais. No entanto, segundo a Secretaria municipal de Saúde, não há surto em nenhuma região carioca.
De 1º de janeiro até o dia 6 deste mês, foram contabilizados 92.324 casos suspeitos de dengue em todo o estado, resultando em nove mortes: cinco no município do Rio, uma em Magé, uma em Volta Redonda, uma em Itaocara e uma em Petrópolis. No mesmo período do ano passado, foram 66.099 registros, com 18 mortes. Dos 92 municípios do estado, 44 estão com epidemia.
No mês passado, o volume de atendimentos no Hospital São Lucas, em Copacabana, cresceu cerca de 30% devido aos casos de suspeita de dengue. O hospital contratou mais médicos plantonistas e técnicos de enfermagem. O chefe de emergência do Copa D’Or, Marcelo London, conta que também teve que reforçar a equipe, além de treinar constantemente os médicos para fazer o diagnóstico rapidamente:
— Ainda não temos números fechados, mas posso dizer que, de fevereiro para março, o volume de casos de dengue cresceu pelo menos 25%. Nenhuma estrutura de emergência consegue aguentar com facilidade uma situação dessa. Cada paciente requer uma série de procedimentos, como realização de hemograma, hidratação venosa e reavaliação.
Moradora de Copacabana, a corretora de imóveis Nelly Rodrigues foi diagnosticada ontem com dengue no Copa D’Or, depois de esperar duas horas até ser atendida na triagem:
— Nunca havia tido dengue. Agora, várias pessoas próximas estão ficando doentes. Parentes, amigos e vizinhos já foram diagnosticados
Na região que abrange Tijuca, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí e Grajaú, já são 2.219 casos no primeiro trimestre do ano. O número saltou de 376 em janeiro para 865 em fevereiro. Em março, foram 939 notificações.
No Méier, o volume de atendimentos no Hospital Pasteur subiu 35% devido aos casos de suspeita de dengue. A unidade ampliou o serviço de emergência, abrindo três novos consultórios, e ampliou a área de cadeiras de hidratação, totalizando 24. Na região do Grande Méier, foram registradas no primeiro trimestre 1.149 notificações.
Apesar de não ter dados consolidados sobre os atendimentos nas unidades privadas, Josier Marques Vilar, vice-presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio (Feherj), diz ser indiscutível que as emergências estão lotadas.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário